terça-feira, 18 de maio de 2010

Cultura e Religião?

Ohrid, 17 mai (RV) - Concluíram-se os trabalhos da II conferência internacional sobre o diálogo inter-religioso e intercultural organizada em Ohrid, na ex-República Iugoslava da Macedônia. O evento foi promovido pelo governo e pela UNESCO e o tema foi “A religião e a cultura: uma relação indestrutível entre os povos”. Durante o encontro discutiu-se o papel da religião e da cultura na transformação da sociedade.




A Conferência tratou sobre o impacto da religião e da cultura nos processos de globalização e desenvolvimento das relações nacionais e internacionais. De modo especial, foi evidenciada a importância destas riquezas da mente e do espírito como instrumentos para reforçar o direito à liberdade de pensamento e de consciência.



Religião e cultura, portanto, devem ser meios para enfrentar os desafios da sociedade de hoje: a construção da paz, a luta à pobreza e a busca do desenvolvimento sustentável. Na declaração final, os participantes auspiciam também um maior envolvimento das mulheres nos processos decisivos e convidam a uma maior atenção à educação dos jovens.



Enfim, reiteram o propósito de criar um fórum permanente sobre o diálogo inter-religioso e intercultural e de difundir os resultados alcançados. As novas perspectivas abertas na Conferência geraram tanto entusiasmo que ficou decidido promover um congresso, sempre em Ohrid, sobre o papel dos meios de comunicação na promoção do diálogo intercultural, da tolerância e da compreensão recíproca. O novo encontro será nos próximos dias 13 e 14 de setembro. (CM)

Nota - "Quando andarem dizendo : Paz,paz ; eis que sobrevirá repentina destruição."

Nenhum comentário: