sexta-feira, 28 de maio de 2010

Adoração à quem? Parte 2

A Igreja Saddleback




O que e como é a igreja Saddleback? O trecho que se segue foi tirado de um panfleto da igreja Saddleback:



“Nossa tarefa é equipar pastores ao redor de todo o mundo para plantar e renovar igrejas, a fim de torná-las equilibradas, crescerem de forma saudável e se reproduzirem... Rick Warren tem ensinado os princípios dos “Propósitos” a mais de 108.000 pastores, somente no campus da igreja Saddleback. Transmissões simultâneas por satélite aumentam este número para mais de 160.000 pastores. Somando-se os eventos internacionais – Austrália, Coréia do Sul, Taiwan, China, Filipinas, Hong Kong, Amsterdã – este número cresce para mais de 180.000! ...



Estamos trabalhando para publicarmos e distribuirmos várias ferramentas de “Propósitos” em múltiplos idiomas. Isto inclui o Seminário Internacional em DVD (atualmente em 18 idiomas), guias de estudo e materiais de classe, para citar apenas alguns” (panfleto da igreja Saddleback).



Segue-se mais sobre Warren e sua igreja guardadora do domingo [numa análise do jornal USA Today]:



“Rick Warren planejou primeiro construir uma grande igreja e depois mostrar aos outros como construir as suas. Ele tem devotado décadas ensinando 300.000 pastores, seus princípios para reavivamento e renovação.



A revista Christianity Today intitulou o pastor Warren como “o pastor mais influente da América”, em uma matéria de capa no último outono [N.T. – O presente artigo foi publicado originalmente em julho de 2004].



A igreja de Saddleback cresceu, de um grupo de estudos bíblicos em seu condomínio, em 1980, para uma igreja de 15.000 membros batizados atualmente. Outras 70.000 pessoas, que assistiram pelo menos a um culto, estão na base de dados da igreja.



A cada final de semana por volta de 19.000 adoradores escolhem entre os nove ‘ambientes’, tão variados quanto: o santuário para 3.000 lugares, a cafeteria ou a “cabana de praia”, para adolescentes. Construídos na paisagem – projetada por especialistas de parques temáticos – estão 40 recriações de temas bíblicos, incluindo um curso d’água que pode dividir-se como o Mar Vermelho.



De qualquer lugar, exceto os hectares de estacionamento asfaltado, um visitante pode ver, ao vivo ou em gravações, Warren no púlpito, expondo o roteiro da Bíblia para a sua vida.



No púlpito, Warren faz 40 minutos de pregação. Então, no meio do sermão, ele literalmente se refresca por 20 minutos, atrás de um fila de fãs ou em seu escritório refrigerado, para evitar dores de cabeça incapacitantes, por causa de um raro distúrbio de adrenalina. Outro, dentre os 13 pastores da igreja, continua até que Warren retorne para o encerramento.



Warren é membro da ultra-conservadora Convenção Batista do Sul, e toda a sua equipe de principais colaboradores endossa as doutrinas da CBS; contudo, os programas de treinamento de pastores de Warren, acolhem católicos, metodistas, mórmons, judeus e mulheres ordenadas ao ministério.



Seu livro de 1995 para pastores, “Uma Igreja Com Propósitos” era totalmente acerca de surfar as ondas da cultura pop, para atrair os ‘sem-igreja’.” – USA Today, 21 de setembro de 2003.



Se coisas estranhas, novas, estão acontecendo na sua igreja local, pode ser porque o seu pastor tenha estudado aos pés dos guardadores do domingo de Willow Creek ou Saddleback. Ou talvez porque ele aprendeu novas técnicas no retiro ministerial da associação local, sob a direção de homens cuidadosamente treinados sob a direção de não-adventistas, que não tem respeito pela obediência à lei de Deus, em uma delas ou ambas as igrejas.

Continue  lendo , http://www.musicaeadoracao.com.br/crescimento/saddleback_iasd.htm

Nenhum comentário: