domingo, 25 de julho de 2010

Euros cunhados pelo Vaticano entram em circulação

CIDADE DO VATICANO, 22 Jul 2010 (AFP) - Pela primeira vez desde a entrada do euro no mercado em 2002, o Vaticano colocou em circulação suas próprias moedas que, até agora, só eram vendidas a colecionadores, aplicando assim um convênio com a União Europeia (UE), indicou nesta quinta-feira a agência de informação religiosa i.media.



No entanto, trata-se de uma circulação limitada, já que as moedas de 50 centavos com a efígie do Papa Bento XVI são distribuídas em comércios que se encontram no próprio Vaticano abertos a poucas pessoas.



Até agora, o Vaticano era o único que comercializava as moedas que cunhava, reservando-as a colecionadores.



Trata-se de uma importante fonte de rendas para a Santa Sé. A última série, cujo valor real é de 3,88 euros, é vendida a 30 euros.



Segundo um convênio monetário de dezembro de 2009 entre o Vaticano e a Comissão Europeia, pelo menos 51% das moedas cunhadas pelo Vaticano devem ser colocadas em circulação em seu valor nominal.



Ao mesmo tempo, o Vaticano foi autorizado a cunhar duas vezes mais moedas (pelo menos 2,3 milhões de euros em 2010, ao invés de pouco mais de um milhão em 2009).



Fonte - BOL

Nenhum comentário: