domingo, 20 de junho de 2010

20/06/2010 - 13h26


Papa pede paz e segurança para o Quirguistão

FolhaOnline







O papa Bento 16 fez neste domingo um "chamado urgente" para que a paz e a segurança voltem ao sul do Quirguistão, onde os confrontos étnicos dos últimos dias deixaram ao menos 223 mortos, embora as autoridades locais reconheçam que o número pode superar as 2.000 vítimas.







Desejo dirigir um chamado urgente para que a paz e a segurança se restabeleçam em breve no Quirguistão meridional, após os graves enfrentamentos nos últimos dias, disse Bento 16 durante a habitual reza do Ângelus dominical a partir da Praça de São Pedro do Vaticano.







Convido, além disso, a todas as comunidades étnicas do país a que renunciem a qualquer provocação ou violência e peço à comunidade internacional que atue para que as ajudas humanitárias possam chegar adequadamente às povoações afetadas, acrescentou.







O papa transmitiu aos familiares das vítimas e aos que sofrem com esta tragédia sua sentida proximidade e prometeu rezar para que sua situação melhore.







Segundo organismos humanitários da ONU, os choques étnicos causaram ao menos 300 mil deslocados dentro do Quirguistão e mais de 100 mil refugiados no Uzbequistão, enquanto o número total dos que necessitarão de ajuda pode chegar a 1milhão de pessoas.







No Ângelus deste domingo, o Pontífice se referiu ainda ao Dia Mundial do Refugiado, que as Nações Unidas celebram para chamar a atenção sobre os problemas dos que, segundo Bento 16, se viram obrigados a deixar sua terra e família chegando a ambientes que, frequentemente, são profundamente diferentes.







Os refugiados desejam encontrar amparada e serem reconhecidos em sua dignidade e em seus direitos fundamentais; ao mesmo tempo, pretendem oferecer sua contribuição à sociedade que os acolhe. Rezemos para que se responda de modo adequado a tal expectativa e eles mostrem o respeito que abrigam em direção à identidade da comunidade que os recebe, afirmou o papa.







Neste domingo, Bento 16 convidou aos fiéis católicos que acompanharam a reza do Ângelus a apropriar-se do poder da cruz de Jesus Cristo, para servirem como discípulos e assim derrotar o pecado e avançar na fé, apesar das dificuldades e os sofrimentos.





Nota :"E quando andarem dizendo:Paz e segurança,eis que sobrevirá repentina destruição".

Nenhum comentário: