domingo, 3 de outubro de 2010

Roma trabalhando pela ‘comunhão plena e visível’ · fevereiro 22, 2010


A Agência de Notícias Católica informou que foi realizado um simpósio no Vaticano, entre os dias 8 e 10 de fevereiro de 2010, “para discutir tópicos apresentados em um livro lançado recentemente sobre ‘questões importantes para a direção futura e o conteúdo do debate ecumênico’.” O livro editado pelo cardeal Walter Kasper, que também organizou o simpósio, revela os “resultados de 40 anos de diálogos bilaterais entre a Igreja Católica e quatro denominações cristãs.”
“Segundo um comunicado do Vaticano, teólogos da Igreja Católica Romana, a Federação Luterana Mundial, a Aliança Mundial das Igrejas Reformadas, a Comunhão Anglicana e o Concílio Metodista Mundial se reuniram (…) para discutir o conteúdo do livro ‘Harvesting the Fruits: Basic Aspects of Christian Faith in Ecumenical Dialogue’ [Colhendo os Frutos: Aspectos Básicos da Fé Cristã no Diálogo Ecumênico]”, lançado no ano passado.
“No decorrer de três dias, os grupos discutiram parâmetros para o futuro diálogo ecumênico e consideraram novas ações para trabalhar rumo à meta do ecumenismo, que continua sendo a comunhão plena e visível’, informou o Vaticano.”

Fonte: Catholicnewsagency.com

Por favor, perceba que o objetivo do ecumenismo é a plena e visível comunhão com a Igreja Católica, com o Papa como o líder autorizado e reconhecido da igreja. As igrejas da Reforma envolvidas neste amadurecido diálogo ecumênico incluem todos os principais ramos da Reforma; luteranos, calvinistas (reformados), anglicanos e metodistas. Se estas quatro igrejas podem alcançar a comunhão plena, visível, certamente elas irão fazer muita pressão para as demais igrejas protestantes, incluindo grupos de adventistas, fazerem a mesma coisa. Além do mais, isso irá mudar a dinâmica para outras igrejas que não estão tão envolvidas ainda no debate ecumênico, mas que se sentem inseguras com a representação da Igreja Católica no sentido de seguir o caminho traçado pela Bíblia. Observe as outras igrejas se juntarem à ação no Vaticano. Será cada vez mais difícil proclamar a última mensagem de Deus ao mundo e convidar as pessoas a sair desse sistema babilônico e ecumênico sem incorrer em ira.
Os delegados das sessões ecumênicas afirmaram ainda “que a capacidade para convocar reuniões conjuntas dessa natureza é uma habilidade particular de Roma, indicando o mais amplo serviço que o ministério petrino pode oferecer ao ecumenismo.”
Em outras palavras, os delegados destas igrejas para o encontro ecumênico vêem Roma como o líder do diálogo ecumênico. O Papa é visto, cada vez mais, como o único que pode unir o cristianismo e como a única voz autorizada.

Ministério Leigo: Keep the Faith,  www.ktfministry.org


Nenhum comentário: